segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Construção da identidade da Marca Ricardo Eletro

Começou nessa segunda-feira (17) e vai ate quarta-feira (19) o encontro da comunicação na Faculdade Estácio de Sá de BH com o tema Empreendedorismo oportunidades e desafios.

O tema abordado nessa segunda-feira foi a Construção da identidade da marca Ricardo Eletro com Grasiela Scalioni, gerente da agencia Pro Brasil que explica como foi construída a marca Ricardo Eletro.

A Ricardo Eletro teve o desafio de se diferenciar no mercado “A construção da marca Ricardo Eletro, teve todo um trabalho de comunicação por trás disso”, explica Grasiela, quando o Ricardo buscou a empresa, na época era a PDV e que depois veio a se tornar a Pro Brasil. A Ricardo tinha 37 lojas espalhadas no Estado de Minas Gerais e Espírito Santo, e ocupava a 14º lugar no mercado de eletro-eletronico no país.

O Ricardo queria mudar a decoração da loja, e na verdade ele queria era se destacar no mercado no meio dos grandes concorrentes. Onde foi feito todo um estudo no ano de 2006 onde estava ocorrendo uma grande mudança também no mercado com a chegada dos aparelhos eletro-eletronicos de ultima geração, onde os grandes concorrentes só se falava de ofertas, onde o importante era vender.

Em 2003 foi construído o diferencial para o Ricardo, que era o diferencial em Preço. Então foi daí que começou a construção da identidade da marca Ricardo eletro. Foi refeito a logo marca, a mudança dos pontos de venda criando três tipos de segmentos: nas lojas de rua, lojas dos shoppings e o Meg stor atendendo assim todos os tipos de publico.

Na forma de se comunicar a Ricardo optou por cores quentes como o amarelo e o vermelho. Para se diferenciar também a Ricardo trouxe a inovação do comercial em 3D junto ao efeito sonoro e mensagens dizendo que o preço é o mais importante, veio também as ações semanais como o queimão de estoque e o feirão de mercadorias.. A comunicação foi dividida no formato e na construção da marca convencendo o consumidor da importância do preço no nível promocional. Trabalhando sempre com o valor da marca, mais o raciocínio do consumidor.

Então a Ricardo começou a convencer que o preço é o mais importante. Saiu de copiador para a referencia, conseguiu fazer a diferença no mercado.
Fechou patrocínio com o programa do Luciano Huck alcançando a rede nacional e mostrando que sabe o que o povo precisa.

A construção da marca durante muito tempo era desvinculada a marca, mas “o Ricardo começou a sobresair por ele mesmo, devido a ele estar sempre aos finais de semana nas lojas ou seja, ele é uma pessoa muito forte e a personalidade dele se confunde com a personalidade da empresa”, afirma Grasiela.

O Ricardo não era o maior cliente, mas se tornou o maior cliente na Pro Brasil que hoje atende só a Ricardo mas a PDV que atende outros clientes também que não pretendem chegar ao nível do Ricardo.

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